Agendamentos online

  • Português
Informação
Este site é compatível com:
Google chrome v34 Firefox v33 Internet Explorer v8 Safari v5
Cancelar Ato Consular
Informação

FAQ

Como agendar um ato

  1. Para efetuar um agendamento de atos consulares selecione a opção “Efetuar Agendamento” e introduza o número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido e a sua data de nascimento.

    • Seguidamente clique no botão “Pesquisar”;

    O sistema irá verificar quais os postos consulares, com este sistema ativo, onde esse número se encontra inscrito, de forma a indicar os postos consulares onde poderá realizar o agendamento de atos.

    A aplicação verifica também se o número introduzido tem um registos online. Se existirem registos online o sistema permite a seleção dos postos referentes às mesmas.

    • No campo “Posto consular”, selecione o posto consular pretendido;
  2. Se não existirem registos online nem inscrições na base de dados da aplicação para o número introduzido é dada a possibilidade de efetuar um registo online, utilizando para o efeito a funcionalidade "Registo online".

    • Introduza novamente o seu número de identificação civil e pressione o botão “Pesquisar”.
    • Selecione o consulado onde pretende efetuar o agendamento;
    • Introduza a sua informação pessoal e selecione o botão "Submeter";

    Se a sua informação estiver correta, deverá receber a mensagem: “Registo online efetuado com sucesso”.

    Seguidamente proceda à seleção do ato consular.

  3. Após a seleção do posto consular, deve proceder à seleção do ato consular no quadro seguinte.

    Começe por preencher o campo "E-mail", caso ainda não esteja preenchido ou confirme se o endereço que já aparece está correto. Seguidamente faça a sua seleção no campo "Categoria do Ato" e posteriormente selecione o “Ato Consular" que pretende agendar.

    Caso pretenda um agendamento familiar, preencha os campos “Pretende um atendimento familiar para este ato?” e depois “Número de atos iguais” (indicar o n.º de atos que pretende agendar na totalidade).

    • Seguidamente clique em "Adicionar Ato Consular";

    Leia com atenção toda a informação associada, requisitos e documentação necessária e, se estiver em condições de agendar o ato, deve declará-lo explicitamente, confirmando que preenche todos os requisitos através da seleção da respetiva opção.

    • Para finalizar este quadro pressione o botão “Calendarizar”;
  4. Calendarizar o ato

    O calendário abre na data a partir da qual existem vagas disponíveis.

    As vagas disponíveis estarão assinaladas a azul.

    Para agendar mais que um ato consular deve repetir os passos para cada ato adicionado.

    O calendário apresentará a verde o agendamento dos restantes atos. Desta forma, pode escolher o melhor dia onde consiga realizar os atos todos numa só deslocação ao consulado.

    Para remover um ato consular basta selecionar a opção “X” no cabeçalho do ato em questão.

    A opção “?” apresenta notas adicionais sobre o ato consular.

  5. Após a calendarização de todos os atos consulares desejados, deverá confirmar o seu agendamento, pressionando o botão “Submeter Agendamento”.

    Nota: para melhor visualização, aconselha-se a minimizar a janela referente a cada ato.

    Para submeter o agendamento será necessário introduzir o valor apresentado no captcha.

  6. Após a submissão do agendamento, o sistema envia-lhe um e-mail com os dados do agendamento e informação adicional em formato pdf.

    Sistema de reminder. Três dias antes da data agendada receberá um email recordando o agendamento.



Como desmarcar um ato

      Para cancelar o agendamento de um ato consular, na página inicial deve ser escolhida a opção “Cancelar Agendamento” e introduzir o código de cancelamento recebido no e-mail de confirmação do respetivo agendamento.

      Receberá novo e-mail a confirmar o sucesso do seu cancelamento.



Como remarcar um ato

      Para efetuar o reagendamento de um ato — para o qual já tem agendamento válido por atender — para uma data posterior, o sistema questiona se pretende cancelar o agendamento anterior.

      Neste caso, o primeiro agendamento fica cancelado implicitamente (sem necessidade de inserir código de cancelamento) a favor da data nova.

      Receberá novo e-mail com os dados de agendamento atualizados.

Aguarde por favor
Informação

O serviço de agendamento consular online apenas se encontra disponível para os postos consulares de Barcelona, Berlim, Berna, Bogotá, Cidade da Praia, Copenhaga, Dublin, Dusseldorf, Estugarda, Genebra, Haia, Hamburgo, Joanesburgo, Londres, Luanda, Luxemburgo, Macau, Madrid, Manchester, Maputo, Marselha, Panamá, Roma, Salvador da Bahia, Sidney, Valência-Venezuela, Viena, Vigo, Xangai e Zurique, sendo para tal necessário que o utente disponha de Cartão de Cidadão ou Bilhete de identidade e se encontre inscrito no posto consular onde pretende efetuar o agendamento.

Verifique se tem inscrição no posto consular.

Se ainda não se encontra inscrito no posto consular que deseja, deve efetuar uma pré inscrição, utilizando a funcionalidade "Registo online".

O serviço de agendamentos online não permite agendamentos para cidadãos estrangeiros ou para cidadãos portugueses que não conheçam o seu número de Cartão de Cidadão/ Bilhete de identidade.