Agendamentos online

  • Português
Informação
Este site é compatível com:
Google chrome v34 Firefox v33 Internet Explorer v8 Safari v5
Cancelar Ato Consular
FAQ

Apresenta-se aqui informação diferenciada sobre agendamento online num Posto Consular e mais abaixo para o Gabinete de Atendimento ao Público de Lisboa - GAP Lisboa

 

Agendamento online para um Posto Consular

O serviço de Agendamento online nos Postos consulares abrange os seguintes atos consulares, que se encontram agregados por categorias:

  • Documentos de viagem: Passaporte, Passaporte temporário e Título de Viagem Único e Levantamento de Passaporte

  • Documentos de identificação civil: Cartão de Cidadão e Levantamento de Cartão de Cidadão

  • Cartão de Cidadão e Passaporte: Marcação conjunta para Cartão de Cidadão e Passaporte

  • Registo civil : Pedido de Nacionalidade Portuguesa, Registo de nascimento, Registo de casamento (inclui quer a organização do processo de casamento, quer a transcrição do casamento), Registo de óbito e Convenção antenupcial

  • Notariado: Procurações, Testamento, Reconhecimento de assinaturas, Certificação de documentos, Convenção antenupcial, Tradução de documentos, Autorização Viagens Menores

  • Certificados: Certificado Registo criminal,  Certificado residência, Certificado importação automóvel, Certificado bagagem

  • Atos diversos:  Inscrição consular, Inscrição consular provisória, Serviço Militar, Recenseamento eleitoral, Pedido de atribuição de Número de Identificação Fiscal (NIF), Pedido de certidão, Certificado de Vida e Identidade e Entrega de Documentos.

 

Como agendar um ato

  • Para efetuar um agendamento de atos consulares o utente deve selecionar a opção “Efetuar Agendamento” e aceder através:

  • Introdução dos dados de identificação: número de cartão de cidadão ou bilhete de identidade válido e a sua data de nascimento.

ou

  • Autenticação através da Chave Móvel Digital (CMD): O utilizador deve selecionar a pasta "Autenticação GOV.PT" e de seguida pressionar na imagem "AUTENTICAÇÃO.GOV".

É redirecionado para a aplicação da CMD onde deverá inserir a informação solicitada. Após validação e autenticação é reencaminhado de volta aos Agendamentos Online onde de forma automática é efetuada pesquisa no sistema que verificará a existência de registos nos Postos Consulares.

Se a pesquisa tem sucesso o utilizador deverá selecionar o posto para onde pretende efetuar o agendamento, se a pesquisa não tem sucesso, ou se o utente não está registado no posto consular para onde pretende agendar, deverá efetuar o registo online. Neste caso o utilizador só terá que preencher a informação não existente no registo da CMD (por exemplo: email), para preencher toda a restante informação são usados os dados provenientes da CMD.

  • Seguidamente deve clicar no botão “Pesquisar”.

O utente deve verificar se tem inscrição no posto consular pretendido.

O sistema irá verificar quais os postos consulares, com este sistema ativo, onde esse número se encontra inscrito, de forma a indicar os postos consulares onde poderá realizar o agendamento de atos.

 

  • No campo “Posto consular”, deve selecionar o posto consular pretendido.

 

  • Se ainda não se encontra inscrito no posto consular que deseja, não tem ou desconhece o seu número de Cartão de Cidadão/ Bilhete de identidade, ou se for cidadão estrangeiro, deve efetuar uma pré inscrição, utilizando a funcionalidade "Registo online".

Através desta funcionalidade, o sistema gera um número de ID que os utentes recebem no endereço de email que indicaram e que devem usar na funcionalidade 'Efetuar Agendamento' no campo de BI/CC.

 

Nota: A aplicação verifica também se o número introduzido tem registos online.

Se existirem registos online o sistema permite a seleção dos postos referentes às mesmas.

Se não existirem registos online para o posto pretendido, o utente deve efetuar novo "Registo online”. 

 

O utente deve introduzir novamente o seu número de identificação civil, pressionar o botão “Pesquisar” e selecionar o consulado onde pretende efetuar o agendamento;

 

Introduza a sua informação pessoal e selecionar o botão "Submeter";

Se a informação estiver correta, deverá receber a mensagem: “Registo online efetuado com sucesso”.

 

  • Após a seleção do posto consular, os dados do utente são carregados e deve proceder à seleção do ato consular.

 

  • Deve começar por preencher o campo "E-mail", caso ainda não esteja preenchido ou confirmar se o endereço que já aparece está correto.

 

  • Seguidamente deve efetuar a seleção no campo "Categoria do Ato" e posteriormente selecionar o “Ato Consular" que pretende agendar.

 

  • Caso pretenda um agendamento familiar, deve preencher os campos “Pretende um atendimento familiar para este ato?” e depois “Número de atos iguais” (indicar o n.º de atos que pretende agendar na totalidade).

 

 

  • Seguidamente deve clicar em "Adicionar Ato Consular";

O utente deve ler com atenção toda a informação associada ao ato consular, requisitos e documentação necessária e, se estiver em condições de agendar o ato, deve declará-lo explicitamente, através da seleção da respetiva opção.

 

Para finalizar este passo deve pressionar o botão “Calendarizar”;

 

Calendarizar o ato

 

  • De seguida, deve calendarizar o Ato, pressionando no respectivo botão. Para aceder ao calendário será necessário introduzir o valor apresentado no captcha.

 

 

 

O sistema mostra um calendário onde está identificado a amarelo o dia corrente. As vagas disponíveis estarão assinaladas a azul. O sistema navega para a semana onde tem o primeiro dia com vaga disponível. Senão dará o erro “De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde.”

 

 

Nota: Para agendar mais que um ato consular o utente deve repetir os passos para cada ato adicionado.

 

 

Para remover um ato consular basta selecionar a opção “X” no cabeçalho do ato em questão.

A opção “?” apresenta notas adicionais sobre o ato consular.

 

O calendário apresentará a verde o agendamento dos restantes atos. Desta forma, o utente pode escolher o melhor dia onde consiga realizar os atos todos numa só deslocação ao consulado.

 

 

Após a calendarização de todos os atos consulares desejados, deverá confirmar o seu agendamento, pressionando o botão “Submeter Agendamento”.

 

Nota: para melhor visualização, aconselha-se a minimizar a janela referente a cada ato.

 

  • Após a submissão do agendamento, o sistema envia-lhe um e-mail com os dados do agendamento e informação adicional em formato pdf.

 

 

Lembretes

A aplicação, dois dias antes da data do agendamento, envia, por email, para o utente, um lembrete para alertar que tem um agendamento para esse dia.

 

Para o posto consular, dois dias antes da data inicial do agendamento, são enviados emails com a lista de agendamentos cancelados.

 

Como desmarcar um ato

Para cancelar o agendamento de um ato consular, na página inicial deve ser escolhida a opção “Cancelar Agendamento” e introduzir o código de cancelamento recebido no e-mail de confirmação do respetivo agendamento.

 

O utente receberá novo e-mail a confirmar o sucesso do seu cancelamento.

 

Como remarcar um ato

Para efetuar o reagendamento de um ato — para o qual já tem agendamento válido por atender — para uma data posterior, o sistema questiona se pretende cancelar o agendamento anterior.

 

Neste caso, o primeiro agendamento fica cancelado implicitamente (sem necessidade de inserir código de cancelamento) a favor da nova data.

 

O utente receberá novo e-mail com os dados de agendamento atualizados.

 

Cancelar Agendamento Implicitamente

Quando o mesmo utente tenta efetuar um agendamento do mesmo ato (para o qual já tem agendamento válido por atender) para uma data posterior, o sistema questiona o utente se pretende cancelar o agendamento anterior.

 

Neste caso, o primeiro agendamento fica cancelado implicitamente (sem necessidade de inserir código de cancelamento) a favor da nova data. Após este procedimento o sistema envia um e-mail a notificar o utente desse cancelamento.

 

 

 

 

 

Agendamento online para o Gabinete de Atendimento ao Público de Lisboa - GAP Lisboa

 

Como agendar

 

  • Para efetuar uma marcação para o GAP Lisboa, deve efetuar uma pré inscrição, utilizando a funcionalidade "Registo online".

O utente deve indicar se possui identificação portuguesa e selecionar o posto GAP Lisboa.

Introduza a sua informação pessoal, indicando o tipo de documento de identificação e nacionalidade e selecione o botão "Submeter";

Se a informação estiver correta, deverá receber a mensagem: “Registo online efetuado com sucesso”.

Irá receber para o endereço de email que indicou um número de id que deve usar na funcionalidade 'Efetuar Agendamento' no campo de BI/CC.

 

  • No Écran Informação do Agendamento, deve começar por preencher o campo "E-mail", caso ainda não esteja preenchido ou confirmar se o endereço que já aparece está correto.

Seguidamente deve efetuar a seleção no campo "Tipo de Serviço" e posteriormente selecionar o “serviço" que pretende agendar.

               Seguidamente deve clicar em "Adicionar Serviço".

O utente deve ler com atenção toda a informação associada ao serviço prestado pelo Gabinete de Atendimento ao Público, requisitos e documentação necessária e, se estiver em condições de agendar o serviço, deve declará-lo explicitamente, através da seleção da respetiva opção.

               Para finalizar este passo deve pressionar o botão “Calendarizar”.

 

Calendarizar o serviço

 

  • De seguida, deve calendarizar o Ato, pressionando no respectivo botão. Para aceder ao calendário será necessário introduzir o valor apresentado no captcha.

 

 

O sistema mostra um calendário onde está identificado a amarelo o dia corrente. As vagas disponíveis estarão assinaladas a azul. O sistema navega para a semana onde tem o primeiro dia com vaga disponível. Senão dará o erro “De momento não existem vagas disponíveis, por favor tente mais tarde.”

 

 

Após a calendarização, deverá confirmar o seu agendamento, pressionando o botão “Submeter Agendamento”.

  • Após a submissão do agendamento, o sistema envia-lhe um e-mail com os dados do agendamento e informação adicional em formato pdf.

 

Lembretes

A aplicação, dois dias antes da data do agendamento, envia, por email, para o utente, um lembrete para alertar que tem um agendamento para esse dia.

 

Aguarde por favor
Informação

O serviço de agendamento online encontra-se disponível para marcações junto dos Postos Consulares portugueses e para o Gabinete de Atendimento ao Público da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas em Lisboa - GAP Lisboa.

Serviço de agendamento online no posto consular

Disponível nos postos consulares de Abu Dhabi, Ajaccio, Atenas, Barcelona, Beira, Benguela, Berlim, Berna, Bilbau, Bissau, Bogotá, Bordéus, Brasília, Bruxelas, Buenos Aires, Camberra, Cantão, Caracas, Cidade da Praia, Clermont-Ferrand, Copenhaga, Curitiba, Dakar, Dili, Dublin, Dusseldorf, Estrasburgo, Estugarda, Genebra, Haia, Hamburgo, Havana, Joanesburgo, Lima, Londres, Luanda, Luxemburgo, Lyon, Macau, Madrid, Manchester, Maputo, Marselha, Mindelo, Montevideu, Montreal, New Bedford, Nova Deli, Nova Iorque, Oslo, Ottawa, Panamá, Pequim, Porto Alegre, Rabat, Recife, Rio de Janeiro, Roma, Salvador da Bahia, Santiago do Chile, Sevilha, Sidney, Singapura, Sófia, Telavive, Toronto, Toulouse, Tunis, Valência-Venezuela, Varsóvia, Viena, Vigo, Washington, Xangai e Zurique.

Serviço de agendamento online no Gabinete de Atendimento ao Público de Lisboa (GAP Lisboa)

Para efetuar uma marcação para o GAP Lisboa, deve efetuar uma pré inscrição, utilizando a funcionalidade "Registo online".

Utilização de cookies
Este sítio web recorre a mecanismos de armazenamento de dados local (cookies, armazenamento Persistente local e armazenamento de sessão local) para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes. Estes mecanismos armazenam dados no seu navegador da internet, sendo alguns essenciais e necessários ao funcionamento do sítio web. Excetuando estes últimos, é disponibilizada a opção de não utilizar outras categorias de dados não essenciais mas que, no entanto, poderão afetar a sua experiência de navegação no sítio web. Poderá encontrar neste painel informação detalhada sobre o seu funcionamento.
O seu consentimento permanece durante 180 dias desde a sua última visita, pode alterá-lo a qualquer momento na hiperligação da política de privacidade, localizada no canto inferior direito deste sítio web.

Necessárias
Os mecanismos de armazenamento de dados local necessários são essenciais para que o sítio web funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e características de segurança do sítio web.
Nome- JSESSIONID
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- Sessão
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Guarda o identificador da sessão do utilizador.
Nome- Layout
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- Sessão
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Guarda informação sobre o layout da página
Nome- user_consent
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- 180 dias
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Usada para guardar o seu consentimento, apenas usada pelo sistema de consentimento de cookies.

Estatísticas
Os mecanismos de cookies e/ou de armazenamento de dados local de suporte às estatísticas são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o sítio web. Ajudam a fornecer informações sobre métricas do número de visitantes, taxa de salto, fonte de tráfego, etc. É utilizada uma opção adicional no código que chama este sistema para anonimizar o seu IP (ver utilização de cookies do Google Analytics).
Nome- _ga
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- 2 anos
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Utilizada pelo Google Analitycs para efeitos estatísticos
Nome- _gid
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- 24 horas
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Utilizada pelo Google Analitycs para efeitos estatísticos
Nome - _gat_gtag_UA_91078343_7
Domínio- agendamentosonline.mne.pt
Validade- 1 minuto
Tipo- Cookie HTTP
Descriçao- Utilizada pelo Google Analitycs para efeitos estatísticos
Política de privacidade

Condições gerais

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), entidade responsável pelo sítio Web, cumpre os direitos relativos à utilização da informática no que concerne a privacidade e proteção dos dados registados pelos seus utilizadores.

Assumimos para com os utilizadores do sítio Web, respeitar os direitos dos cidadãos constantes do art.º 35º da Constituição da República Portuguesa e da Lei n.º 67/1998 de 26 de outubro referente à Proteção de Dados Pessoais.

Todos os colaboradores do MNE estão abrangidos por uma obrigação de confidencialidade relativamente aos dados aos quais tenham acesso no âmbito das operações da respetiva base informática.

Proteção de dados

No seguimento da aprovação da Lei nº 58/2019 que assegura a execução na ordem jurídica nacional do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, é criada a figura do Encarregado da Proteção de Dados (EPD) no Ministério dos Negócios Estrangeiros, que está acessível para contacto através do email epd@mne.pt.

Utilização de cookies

Este sítio Web recorre a cookies e outros mecanismos de armazenamento de dados local (armazenamento local de sessão ou persistente) para proporcionar uma melhor e mais personalizada experiência de utilização aos seus visitantes.

O que são cookies?

As cookies (também conhecido como «testemunho de conexão») consistem em pequenos dados que um sítio web armazena no seu navegador e são enviados ao sítio web em cada pedido.

Consoante a sua origem, as cookies podem ser:

  • Cookies de origem - são cookies armazenadas pelo sítio Web que está a visitar e só a este são enviados.
  • Cookies de terceiros - Os sítios web podem usar serviços externos que também podem indicar ao navegador para armazenar as suas próprias cookies.

Consoante a sua durabilidade, as cookies podem também ser:

  • Cookies persistentes - são armazenadas no seu dispositivo e não são automaticamente eliminadas quando fecha o navegador, tendo uma validade variável, consoante a cookie.
  • Cookies de sessão - são eliminadas quando fecha o seu navegador.

O que são os outros mecanismos de armazenamento local?

O armazenamento local persistente (de longa duração) e armazenamento local de sessão (persiste até fechar o navegador) são mecanismos que permitem ao sítio web armazenar pequenos dados no seu navegador para uso do sítio web sem que estes dados sejam automaticamente enviados ao servidor em cada pedido.


Qual o motivo de usar cookies e outros mecanismos?

O objetivo é permitir que o sítio web se lembre das suas preferências (sessão de utilizador, língua, etc.) durante um determinado período de tempo. Desta forma, não tem de as voltar a indicar enquanto percorre o sítio web durante a sua visita.

Também podem ser usadas para recolher dados estatísticos sobre a experiência de navegação nos nossos sítios.


Que tipos de cookies e outros mecanismos de armazenamento local usamos?

Este sítio web utiliza sobretudo «cookies de origem». No entanto, para estatísticas e para alguns conteúdos incorporados (vídeos, mapas, entre outros), utiliza sistemas com origem em organizações externas que podem armazenar cookies e outros mecanismos de armazenamento de dados local.

Para poder gerir as suas opções de utilização estão agrupadas em três categorias:

  • Necessárias – São essenciais para que o sítio web funcione corretamente. Esta categoria inclui apenas o necessário para garantir funcionalidades básicas e características de segurança do sítio web.
  • Estatísticas - Limitam-se a avaliar a forma como o utilizador interage com o nosso sítio web enquanto utilizador anónimo (os dados recolhidos não identificam os utilizadores). São usados para nos ajudar a perceber como podemos melhorar os serviços que prestamos aos nossos utilizadores. No entanto, pode recusar as cookies e outros mecanismos de armazenamento local desta categoria.
  • Conteúdo de Terceiros - Um número reduzido de páginas do sítio web pode conter, incorporado na página, sistemas de reprodução de vídeo, mapas e outros de terceiros (vídeos YouTube, vídeos Vimeo, mapas do Google Maps, entre outros). Sendo este conteúdo de terceiros, mesmo que alguns deles não coloquem qualquer cookie ou outros mecanismos de armazenamento local, como é caso de vários destes sistemas, não é possível garantir que no futuro esta situação não se altere. Pode, por isso, recusar as cookies e outros mecanismos de armazenamento local desta categoria.

Como pode gerir as suas opções de utilização destes mecanismos?

Ao aceder pela primeira vez a este sítio web é-lhe solicitado que indique as suas preferências de utilização de cookies e outros mecanismos de armazenamento local. Pode aceitar as três categorias descritas ou pode definir de outra forma as suas preferências.

Na gestão de preferências é-lhe dada mais informação específica sobre estes mecanismos que podem ser armazenados no seu navegador. Nos casos das categorias de "Estatísticas" e de "Conteúdo de terceiros" ser-lhe-á pedido o seu consentimento expresso para a sua utilização.

As suas preferências de utilização serão válidas durante 180 dias desde a sua última visita, mas pode, em qualquer momento, alterar o seu consentimento acedendo às definições.

Caso o MNE proceda a alterações neste sítio web que incluam a modificação do conjunto de cookies e outros mecanismos de armazenamento local utilizados, ser-lhe-á novamente solicitada a definição das suas preferências de utilização.

Visitantes

De uma forma geral, o sítio Web pode ser consultado sem necessidade de revelação de qualquer informação pessoal.

Utilização de informação pessoal

Utilização de informação pessoal

Análise estatística

São registados os endereços IP de todas as ligações ao sítio Web. O MNE monitorizará toda a informação estatística relativa à utilização do sítio Web de forma agregada e anónima. Os dados utilizados para este fim não contêm dados de identificação pessoal ou informação privada.

As análises efetuadas a partir da informação estatística agregada serão efetuadas para interpretar os padrões de utilização do sítio Web e melhorar, de forma contínua, os níveis de serviço e a satisfação do utilizador. A informação estatística agregada resultante das análises efetuadas poderá ser revelada a terceiros ou publicamente.

Encriptação de comunicações

De forma a garantir a privacidade das organizações e cidadãos que consultam o sítio Web, todas as comunicações (páginas e correio eletrónico) entre o sítio Web e o utilizador são realizadas de forma encriptada.

Outros serviços e funcionalidades

Outros serviços que possam surgir posteriormente e que requeiram a introdução de dados pessoais e/ou das respetivas entidades estarão abrangidos pela política de privacidade e segurança referida neste documento.

Alterações da política de privacidade

Qualquer alteração no que concerne à política de privacidade será introduzida nesta página.